ARTIGOS

FUTSAL, NECESSITAMOS DE FORMAÇÃO TOTAL


Acabo de chegar da 4ª Edição da Taça Brasil de Futsal Categoria Sub-17, realizada em Anápolis, no mês de Setembro, organização aliás sempre primorosa tanto por parte da CBFS bem como pela Cidade Sede.
Porém um fator me chamou atenção, a qualidade individual dos atletas nos faz pensar que temos um belo futuro pela frente com os novos talentos que a cada competição surgem demonstrando vigor, habilidade. Porém a preocupação maior é a qualidade tática destes atletas. O nível tático da competição foi muito a quem do que eu imaginava que fosse por se tratar de uma divisão Especial do nosso Futsal Brasileiro.
O que será que está acontecendo que nossos atletas, mesmo com toda a qualidade individual que possuem, não estão conseguindo fazer “O JOGO” andar.
A CBFS realizou a pouco tempo um encontro entre Treinadores de Goleiros em Fortaleza, uma iniciativa extremamente de qualidade pois ali com certeza se pode trocar experiências e dar uma melhor qualidade nesse trabalho que requer muito esforço do Goleiro, pois hoje ele é peça fundamental na equipe.
Será que teremos jogadores de futebol e não de futsal no futuro próximo ?????? Porque a diferença é imensa entre um e outro.
Necessitamos de Cursos de Profissionalização para Treinadores Formadores, para quando estes atletas chegarem na fase do Sub-20 e do Adulto, já estejam engajados com as formas de Andar, marcar que se exibe quase que diariamente na Televisão.
Creio que esta não seja uma preocupação somente minha, mas também de muitos Profissionais que estavam na cidade de Anápolis e puderam analisar e conversar sobre o assunto.
Fica a Sugestão: -
“ FORMAR ATLETAS DE FUTSAL, REQUER NÃO SOMENTE TREINAR, MAS SIM ESTUDAR,ESTUDAR,ESTUDAR MUITO PARA QUE POSSAMOS NÃO SÓ AJUDÁ-LOS MAS SIM CONTINUAR A FAZER DO BRASIL O MELHOR FUTSAL DO MUNDO.”
Vem ai o Grand Prix de Futsal, não teremos muito o que aprender, mas com certeza teremos muito o que discutir.

Pense nisso e até breve.


Profº Newton Torres
Técnico de Futsal
CREF: 2596

Um comentário: